Os Koutakuseis

AMAZON KOUTAUKAI:

Chegada da primeira turma dos Koutakuseis em 20 de junho ao município de Parintins/AM. No dia 21 de junho desembarcaram na Vila Amazônia onde 35 graduados (Figura abaixo) participaram da cerimônia de abertura das aulas práticas do "Jitsugyo Renshusho" (Curso Superior Agro-Industrial).

• Kenmei Nakai chegou à Vila Amazônia em 1934 juntamente com 44 formandos da 4ª turma.

Formatura da 1ª Turma
Fonte: cervo da Amazon Koutakukai - Formatura da 1ª Turma dos Koutakusei.

A construção do Hakko Kaikan, o centro sociocultural em forma de templo na Vila Amazônia, em comemoração aos 2,600 anos de constituição do Japão e 10º Aniversário de fundação da Vila Amazônia, em 1940, foi considerado pelos Koutakuseis e habitantes da região como o maior símbolo do projeto. Neste centro foi instalado uma escola onde estudavam os filhos dos Koutakuseis e também, eram realizadas as atividades religiosas e culturais.

Hakko Kaikan
Fonte: Acervo da Amazon Koutakukai - Imagem do Hakko Kaikan.

Neste aniversário de 20 anos da chegada dos Koutakuseis ao Amazonas, acredita-se que devem ter ocorrido atividades em comemoração, no entanto não possuimos relatos e imagens para deixar aqui registrado.

Neste aniversário de 30 anos da chegada dos Koutakuseis ao Amazonas, acredita-se que devem ter ocorrido atividades em comemoração, no entanto não possuimos relatos e imagens para deixar aqui registrado.

Os 40 anos de comemoração à chegada dos Koutakuseis ao Amazonas, foi lembrado com uma confraternização na antiga sede da Associação Japonesa de Parintins.

Comemoração dos 40 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Família Nakai.

Os 50 anos da chegada dos Koutakuseis ao Amazonas foi um evento que contou com uma grande programação, houve a presença de vários Koutakuseis e do filho do idealizador do Projeto de Imigração Sr. Akira Uetsuka.
Em Parintins, ocorreu a inauguração da Praça Uetsuka com o monumento e as placas constando os nomes de todos os Koutakuseis que participaram do Projeto de Imigração.

Comemoração dos 50 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Amazon Koutakukai
Comemoração dos 50 anos dos Koutakuseis.

A passagem do 55º aniversário de chegada em terras amazonenses dos imigrantes japoneses oriundos da Escola Superior de Colonização Japonesa, foi comemorado com uma Missa em Ação de Graças realizada na Igreja São José Operário em Memória aos Imigrantes Koutakuseis falecidos.

Comemoração dos 55 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Associação Amazon Koutakukai
Comemoração dos 55 anos dos Koutakuseis.

Em comemoração aos 60 anos da chegada dos Imigrantes Japoneses ao Amazonas, realizou-se uma Missa seguida de jantar de confraternização.

Programação em Manaus
No dia 20 de outubro ocorreu o início da programação em comemoração aos 70 anos da chegada dos Koutakuseis ao Amazonas.
Foi realizada uma Missa em homenagem aos Koutakuseis pela manhã. (10h) na Igreja Nossa Senhora de Nazaré.
À noite (20h), no centro de convenções Dulcila Festas ocorreu uma cerimônia com discursos de autoridades, projeção de fatos importantes do passado, danças japonesas, apresentação do boi bumbá e a entrega de diplomas aos Koutakuseis e viúvas remanecentes. Figura Abaixo

Programação em Parintins e Vila Amazônia
Realizada no dia 23 de outubro na sede de Parintins e na Vila Amazônia a programação local foi bastante intensa com atividades, desde o aeroporto, depois na nova sede da Associação e na Câmara Miniciapal com a presença do prefeito e demais autoridades que discursaram em homenagem aos Koutakuseis pela bravura e pioneirismo.

Comemoração dos 70 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Amazon Koutakukai
Comemoração dos 70 anos dos Koutakuseis.

O evento dos 75 anos em comemoração à chegada dos Koutakuseis ao Amazonas, foi realizado em Parintins, quando os grupos de Manaus e Belém chegaram nos barcos Dona Inês e Flyer, juntando-se ao grupo de Parintins.

Comemoração dos 75 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Amazon Koutakukai
Comemoração dos 75 anos dos Koutakuseis.

Os 80 anos em comemoração à chegada dos Koutakuseis ao Amazonas, foi celebrado com uma intensa programação ocorrida em Parintins, Vila Amazônia e Manaus.
No dia 24 de outubro, na Vila Amazônia, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças aos 80 anos dos Koutakuseis vivos e em memória aos falecidos na Igraja São Francisco de Xavier, foi também realizada uma cerimônia em homenagem aos imigrantes japoneses falecidos no Cemitério de Vila Amazônia. Por fim, ocorreu um visita à Praça Monumento à Juta com uma apresentação de cantos japoneses.
Em Parintins, houve um almoço, em local com vista para o rio Amazonas e um city tour na cidade.
No dia 25 de outubro foi realizada uma cerimônia onde Parlamentares do Estado proferiram discursos e prestaram homenagens aos Koutakuseis, na Plenária da Assembléia Legislativa do Amazonas. Também na Assembléia Legislativa ocorreu a abertura de Exposição Japonesa e Lançamento de Livro. Ás 19h30 ocorreu a cerimônia comemorativa com jantar de confraternização, discursos, homenagens, Taikou, Soran e danças típicas locais na NIPPAKU.

Comemoração dos 80 anos dos Koutakuseis.
Fonte: Acervo da Amazon Koutakukai
Comemoração dos 80 anos dos Koutakuseis.

Será realizada em Manaus a partir do dia 21 de outubro. Veja programação no site da  Amazon Koutakukai.